Como Preservar seus Alimentos

,
Como preservar seus alimentos

Como Preservar seus Alimentos – Adaptar a nova rotina de confinamento inclui fazer todas as refeições em casa e, muitas vezes, sem habilidade para calcular as compras, armazenar e preparar corretamente os alimentos. Isso pode resultar em grandes desperdícios. Vamos compartilhar algumas dicas pra gerenciar melhor os alimentos na sua cozinha e melhorar o seu tempo de vida útil evitando desperdícios.

PÃES

Se o seu pão ficou duro e está pronto pra ser descartado, ainda dá pra salvá-lo! Umedeça-o com um pouco de água e leve-o ao forno baixo por 5 a 10 minutos. Eles ficarão prontos novamente! Alguns pães, como francês e baguete, amanhecidos podem ser triturados para serem usados como farinha de rosca.

BISCOITOS

Biscoitos que perderam a crocância voltam a boa forma com 5 minutos de forno pré-aquecido! Mas, faça isso quando for comer imediatamente!

FOLHAS PARA SALADA

É comum comprar 1 maço de cada vegetal para fazer uma salada variada e nutritiva e perder mais que metade das folhas porque ninguém aguenta comer a mesma salada todo dia. Como as folhas são muito delicadas, é preciso cuidado na hora de guardar. Para conserva-las e até facilitar o preparo da salada rasgue as folhas com as mãos, lave-as e seque-as bem (você pode usar um secador de salada ou secar com papel toalha). Em seguida enrole-as com um papel toalha em volta (como se fosse um buquê) e e prenda com um elástico e leve à geladeira. Conforme a necessidade retire uma folha por vez.

Se a alface está ficando murcha, deixe-as em água gelada durante a noite (pode até incluir cubos de gelo) e no dia seguinte ele estará renovada!

ERVAS FRESCAS

Hortelã e manjericão, por exemplo, duram até 2 semanas na geladeira se você lavá-los, sacudir a água e guardá-los, sem secar em potes de vidro com fechamento hermético (o ideal é colocá-los em potes altos para não amassar as folhas).

Você também congelar as ervas que estão começando a envelhecer como alecrim, salsinha, tomilho etc numa forminha de gelo cobrindo com um pouco de azeite. Na hora usar baste tirar um cubinho e usar levar direto ao seu preparo.

Como preservar seus alimentos

PEPINO

Antes que estrague, ganhe alguns dias de vida cortando as suas pontas que ficaram moles e coloque-os em pé num um pote com água fria na geladeira.

LATICÍNIOS

Se estiver sobrando leite e queijos na geladeira de casa, você pode congelá-los. Para o leite a sugestão é porcina em copos com tampas, para retirar conforme a necessidade. Para os queijos, o ideal é ralar e guardar em potes de vidro fechados também porcionados para descongelar somente o que for usar.

Se quiser manter os queijos por mais tempo na geladeira, é melhor comprar a peça inteira e fatiar conforme o uso. Outra dica é besunta-lo com um pouco de manteiga para mante-lo hidratado por mais tempo.

FRUTAS

As frutas quando ficam maduras demais como, banana, frutas vermelhas, abacaxi e manga, por exemplo, podem ser picadas ou batidas em forma de purê e congeladas em porções. Elas podem virar smoothies, vitaminas, sucos e sorvetes deliciosas ao bate-las congeladas diretamente no liquidificador. A banana madura, em especial, é perfeita para fazer doces! A maçã madura faz uma geléia perfeita!

Morangos duram mais se você borrifar sobre eles uma parte de vinagre com 10 partes de água. Em seguida, retire o excesso de agua, seque-os com papel toalha, guarde num pote fechado e leve à geladeira.

Se a maçã ficou pela metade, guarde-as em um recipiente com água e limão para evitar que escureça.

CASCAS DE FRUTAS E VEGETAIS

A casca de banana pode virar um brigadeiro delicioso e também pode ser usada como fertilizante vegetal se guardada num pote com água por 2 dias.

As casacas de abacaxi e de maçã fazerem chás maravilhoso!

A casca de batata, leva uma pincelada de azeite, vai ao forno e transforma numa casquinhas crocante deliciosa.

CEBOLAS

Para durar até 2 semanas fora da geladeira basta deixá-la intacta com a casca, sem cortar, num local seco, livre de umidade. Se quiser congela-las, descasque-as e corte-as em pequenos cubos guardando num pote hermeticamente fechado. Na hora de usar, separe a sua porção e espere que descongele naturalmente.

Como Preservar seus Alimentos

Como Preservar seus Alimentos foi oferecido pela nossa nutricionista Suzana Bonumá a quem agradecemos muito!

RunFun Assessoria Esportiva