Dieta Ayurvédica

,

Dieta Ayurvédica – A Ayurveda é uma ciência indiana milenar que combina diversas terapias para equilibrar corpo, mente e energia de uma maneira holística. Seus fundamentos são conectados com os cinco elementos básicos da natureza: terra, fogo, água, ar e éter. A nutrição é parte importante desse processo podendo ser combinada com diferentes tratamentos como massagem, aromaterapia, fitoterapia e meditação, dentre outros. A origem do seu nome vem de “ayus” que significa vida e “veda” que significa conhecimento.

Benefícios

A dieta ayurvédica tem como finalidade melhorar o estado geral de saúde e devolver o equilíbrio ao corpo, muitas vezes abalado por maus hábitos e problemas como ansiedade, estresse e esgotamento físico. Dessa forma, pode atuar na melhora da imunidade, do processo digestivo, reduzir os marcadores de inflamação, melhorar a circulação sanguínea, prevenir alergias e tratar doenças em geral.

Doshas

A dieta Ayurvédica é definida a partir do estudo dos doshas (tipo de corpo), que atuam na fisiologia e desequilíbrios psicofísicos de cada um. Cada um dos 3 doshas pode se manifestar a partir da combinação de 2 dos 5 elementos base da natureza revelando um tratamento diferente para cada um. Conheça os três tipos de doshas e suas principais características:

Vata – Espaço e Ar

Quem são: as pessoas com desequilíbrio em Vata tendem a apresentar mais facilidade para perder de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, ansiedade, irritabilidade e insônia. Geralmente sentem mais frio, problemas nas articulações e dores musculares.

Base alimentar: respondem bem à alimentos quentes e cozidos como aveia, legumes assados, nozes, leite morno, lentilha, ervilha, tofu, gengibre, canela e mel. Devem evitar sabores amargos e adstringentes, vegetais crus, alimentos secos, bebidas alcoólicas e cafeinadas e açúcar branco.

Kapha – Água e Terra

Quem são: as pessoas com desequilíbrio em Kapha geralmente apresentam tendência à obesidade e sobrepeso, digestão lenta, cansaço excessivo, oleosidade e alergias respiratórias.

Base alimentar: a alimentação deve ser rica em fibras para despertar o trato gastro-intestinal e pobre em gorduras e açúcares para prevenir o aumento de peso.

Pitta – Fogo e Água

Quem são: as pessoas com desequilíbrio em Pitta podem apresentar azia, calores no corpo, queimação abdominal, pele sensível, aumento de sudorese, irritabilidade, agressividade, acne e enxaqueca.

Base alimentar: alimentos amargos, adocicados e adstringentes são mais indicados (frutas maduras, vegetais adocicados, cereais integrais, coco, amêndoas e chás de ervas). Devem evitar alimentos ácidos como frutas ácidas, iogurtes e queijos amarelos, bebidas estimulantes, berinjela, tomate e rabanete, por exemplo.

Além da identificação do dosha dominante para traçar o perfil alimentar de cada um, a dieta ayurvédica reforça também a importância do “como comer”. Nesse sentido, vale para todos os doshas comer com atenção plena, prestar atenção aos sinas de fome e saciedade, mastigar bem os alimentos e respeitar o tempo de digestão de cada refeição.

Resultados

A dieta ayurvédica é parte de um tratamento alternativo e complexo com eficácia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Não é uma ciência apoiada em tratamentos pontuais, mas sim num estilo de vida e no estado geral de cada um. É a partir desse tratamento integrado que evidências científicas têm demonstrado benefícios que podem ser combinados com os tratamentos convencionais ou adotados dentro das possibilidades de cada um.

Dieta Ayurvédica

Esse conteúdo foi oferecido pela nossa nutricionista Suzana Bonumá a quem agradecemos muito.

RunFun Assessoria Esporiva