Projeto Sky na Rua

,

Projeto Ski na Rua

Idealizado pelo atleta olímpico Leandro Ribela, o Projeto Social Ski na Rua é uma ONG que visa à inclusão social pelo esporte, apresentando o Ski Cross Country através do Rollerski, modalidade que simula o Ski Cross Country no asfalto. Fundado em 2012, o projeto atende hoje 99 crianças, adolescentes e jovens de baixa renda moradores da comunidade São Remo, vizinha à Cidade Universitária na Zona Oeste de São Paulo. Baseado no conceito de educação pelo esporte, o Ski na Rua oferece treinamento esportivo, atividades culturais e educacionais gratuitas, tendo como objetivo o desenvolvimento pleno de seus alunos e como missão a difusão dos valores olímpicos, ultrapassando a fronteira do esporte e influenciando a vida cotidiana de todos os envolvidos. Pessoas com deficiência física também participam das atividades com Rollerski adaptado. O Esporte Educacional é o espaço de vivência do fazer com qualidade, da experiência de novas possibilidades. Em nossa sociedade, o esporte pode ser vivenciado de diversas formas, variando de práticas de lazer à busca de alto rendimento, constituindo-se, portanto, em um fenômeno sociocultural plural, que promove a formação e desenvolvimento do ser humano através da dimensão atitudinal, segundo pressupostos do Olimpismo, que corresponde à filosofia de vida que busca desenvolver a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por intermédio da prática esportiva.

O Esporte Educacional ainda possibilita a integração, a socialização e a paz, aliado ao desenvolvimento moral dos praticantes, pois essas práticas esportivas só fazem sentido quando têm objetivos e significados, pressupondo, portanto, um esporte cujo ensino vai além dos aspectos técnicos, táticos e estratégicos, embora os contenha.
Nesse contexto, torna-se essencial a preocupação com a iniciação esportiva das nossas crianças e adolescentes, a qual deve fornecer uma vivência com modalidades distintas, permitindo que seus praticantes tenham oportunidade de escolha. Tudo isso, sem haver ênfase apenas nos padrões motores pré-estabelecidos ou em elementos que possam resultar em uma especialização precoce.

A modalidade esportiva selecionada e metodologia adotada tem-se mostrado comprometida com diversos valores, tais como a amizade, igualdade, solidariedade, o respeito, a compreensão mútua, a superação, determinação, o trabalho em equipe, o respeito às regras, o companheirismo, fair-play, a disciplina e a excelência, dentre eles os Valores Olímpicos e Paralímpicos. Sem esses atributos, nossos representantes nacionais jamais estariam aptos a se desenvolver plenamente e conquistar tantas vagas e medalhas em competições nacionais e internacionais, incluindo mundiais e Jogos Olímpicos.

PROJETO SKI NA RUA

METODOLOGIA

A metodologia do Ski na Rua segue o conceito de educação pelo esporte e se apoia em quatro pilares: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a fazer. Também prezamos e promovemos diversos valores, aplicando-os em todas nossas atividades, dentre eles os Valores Olímpicos e Paralímpicos como a amizade, o respeito, a excelência, a igualdade, a coragem, a inspiração e a determinação.

APRENDER A SER: Compreender os potenciais e limites, desenvolver autoestima, autoimagem, noção das próprias raízes. APRENDER A CONHECER: Aprender a aprender, questionar, buscar conhecimentos, e se esforçar nos estudos

fundamentais.

APRENDER A CONVIVER: Visa o respeito às regras, ao próximo, gerenciando conflitos, compreendendo as diferenças e buscando a paz.

APRENDER A FAZER: Desenvolver uma atividade técnica seja para a prática de trabalho ou aprendizagem esportiva.

CONQUISTAS

    • Campeonato Sul-americano de Ski Cross Country em Ushuaia, 2013;
      • 3 atletas juniores participaram pela primeira vez de competições na neve;
    • Experiências competitivas internacionais;
    • Intercâmbio cultural e Vivência no exterior;
    • Campeonato Infantil Patagônico FIS em Bariloche 2014;
      • Prêmio de melhor atleta da competição para Rhaick Bonfim 12 anos;
      • Atletas com 1º, 3º e 4º colocações de suas categorias SUB 14 e SUB 16;
    • Campeonato Sul-americano de Ski Cross Country em Ushuaia 2015;

      • 9 atletas do Projeto participam da competição;
      • 6 medalhas na categoria Junior;
    • Campeonato Infantil Patagônico FIS em Bariloche 2015;
      • Rhaick Bonfim, 13 anos é eleito novamente melhor atleta da competição; o 1º e 4º colocações na categoria SUB 12;
      • 1º colocação na categoria SUB 14;
      • 3º colocação na categoria SUB 16;
    • 2015 – 12 atletas do projeto já integram as equipes brasileiras de base;
    • 2016 – medalha de bronze na Áustria Cup, categoria Sub 14;
    • 2016 – participação de um atleta nos Jogos Olímpicos da Juventude
    • 2017 – medalhas de prata e bronze na Austria Cup, categoria SUB 16;
    • Mundial Junior de Cross Country nos EUA
      • 3 atletas do projeto representam o Brasil no Campeonato;
    • 4 atletas do projeto atingem o índice B olímpico para 2018;
    • 2018 – participação do educando Victor Santos nos jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang – Coreia do Sul.

LOCAIS Ski na Rua

Sede – Administrativa Ski na Rua

Endereço: Praça Tomás Moros, n° 81 conjunto 1001, sala ski – São Paulo – 05003-090 Utilização: Assessoria Jurídica e reuniões do corpo diretivo e associativo da instituição.

QG – Ski Na Rua

Endereço: Rua Aquianes, número 33 – São Paulo – SP – 05360-120

Utilização: Local onde são guardados os materiais esportivos e realizadas algumas atividades. Ponto de encontro para os treinamentos.

USP – Universidade de São Paulo

Endereço: Av. Prof° Almeida Prado número 1466 – São Paulo – SP – 05508-070 Utilização: Local onde são realizados os treinamentos e atividades esportivas

Como contribuir:

Associação Ski na Rua

Banco Itaú – 341
Ag. 4285
CC. 18540-3
CNPJ: 22.767.259/0001-3

Associação Ski na Rua

Caixa Econômica – 104 Ag. 2962
CC.1609-9
CNPJ: 22.767.259/0001-3

Mais informações em www.skinarua.org Acesse também o Instagram: @skinarua