Acupuntura em Corredores

,

A acupuntura é um método de estimulação em pontos específicos espalhados no corpo visando promover um equilíbrio do organismo como um todo. Na área desportiva, ela auxilia a parte física e, na área emocional, aspectos como a melhora do desempenho esportivo (controla estresse, ansiedade e sono no período de competição), previne e trata lesões (promove equilíbrio orgânico), além de recuperação física pós treino (alívio de dores musculares).

A maioria das pessoas pensam na acupuntura como tratamento de lesão já estabelecida, promovendo analgesia através da estimulação de opiódes endógenos. No entanto, também existem artigos preventivos, que ajudam na performance do atleta, como o estudo da Faculdade de Medicina Oriental de Seul – Publicado no Neuroscience Letter, 2002 –  que investigou os efeitos da Acupuntura na resistência em corrida na esteira (aplicada em ratos), e concluíram que o tempo que levaram para a exaustão aumentou significativamente após aplicação da Acupuntura; Ou no estudo brasileiro publicado em 2005 pela Fitness & Performance Journal, que analisou o efeito da acupuntura em velocistas de alto rendimento, e, a força máxima dinâmica e força explosiva melhoraram, concluindo que a performance física da população estudada melhorou.

Na visão da Medicina Chinesa, os órgãos e vísceras serão reequilibrados energeticamente, principalmente o Fígado, o Baço e os Rins – referentes a nutrição dos tendões, o tônus muscular e o fortalecimento da medula e ossos respectivamente. Uma vez estabelecido o equilíbrio desses, as chances de lesões diminuem.

No aspecto do cuidado emocional e também do sono, sabe-se que a acupuntura libera endorfina, promovendo uma sensação de relaxamento, diminuindo a tensão pré-corrida e controlando ansiedade. A acupuntura também ajuda na qualidade do sono, o que promove maior regeneração celular e assim, o atleta acorda com mais disposição e se sente recuperado para os próximos treinos, melhorando o desempenho. Essa visão de equilíbrio busca promover um desempenho saudável na atividade e auxilia no tratamento de possíveis lesões.

Esse conteúdo foi oferecido pelos nossos parceiros e especialistas da Clínica Reactive na figura da Fernanda Hirata a quem agradecemos muito!