No segundo semestre de 2021 temos visto uma volta gradual das atividades, junto com essa retomada existe uma previsão do retorno das sonhadas provas presenciais. Como faz mais de 1 ano que não corremos uma prova oficial, vale relembrar uma série de conceitos que apesar de naturais a nossa programação, acabam sendo perdidos. Um deles é sobre o polimento.
Por definição, o período de polimento ou taper , é tido como um período de redução de carga com o objetivo de reduzir o stress fisiológico e psicológico pré-competição e atingir níveis de desempenho ótimos ( MUJIKA & PADILLA, 2000). Essa redução da carga de muitas vezes gera insegurança por parte dos corredores, uma vez que estavam acostumados com alto volume e intensidade de treinamento, principalmente quando falamos de uma programação de Maratonas.
É importante que se diga que a fase de polimento já foi largamente estudada e é aplicada em todas as modalidades esportivas na fase pré- competitiva. Existem algumas condições que fazem com que o polimento seja efetivo:
- A programação de treino anterior ao polimento tem de ser seguida pois ela é programada contando com esse período, maior ou menor stress fisiológico terá efeito direto no eficácia do polimento.
- Tem de haver redução da frequência de treinamento e do volume necessariamente para que ocorra recuperação e otimização do desempenho para a prova.
- O polimento exige descanso, mas também exige treino, se você não treinar adequadamente vai ficar recuperado, mas perderá condicionamento.
O tempo de polimento da Run Fun varia de prova para prova, se tiver alguma dúvida quanto a esse processo, fale com a gente!
Referências
MUJIKA, Iñigo; PADILLA, Sabino. Detraining: loss of training-induced physiological and performance adaptations. Part I. Sports Medicine, v. 30, n. 2, p. 79-87, 2000.
BOMPA, Tudor O. Periodizaçao No Treinamento Esportivo, a. Editora Manole Ltda, 2001.











