Tudo Sobre Dieta Cetogênica

Tudo Sobre Dieta Cetogênica – Todo mundo tem, pelo menos um amigo, que já se aventurou em uma dieta cetogênica, perdeu peso muito rápido e, provavelmente, recuperou mais rápido ainda. Poucas estratégias nutricionais provocam um efeito tão rápido quanto a dieta cetogênica. Inclusive muitos esportistas adotam essa prática sem sentirem um comprometimento na performance, o que empolga muitas pessoas a utilizarem essa estratégia.

DEFINIÇÃO

A dieta cetogênica é um protocolo para perda rápida de peso com restrição severa de carboidratos. O consumo diário desse nutriente não deve passar de 50g por dia e geralmente limita-se a ingestão de 20-30g. Para dar um exemplo, 2 bananas já contém a quantidade diária máxima permitida nessa dieta restando como opções: carnes, ovos, queijos, folhas verdes e gorduras. Como consequência do baixo consumo de carboidratos, a disponibilidade de açúcar no sangue é reduzida e o corpo passa a utilizar gordura como fonte de energia fazendo a conversão de parte da gordura em corpos cetônicos. Portanto, a característica principal dessa estratégia, assim como o nome sugere, é entrar no estado de cetotose que é a transformação da gordura corporal em corpos cetônicos.

Tudo sobre Dieta Cetogenica

ADAPTABILIDADE

Muitas pessoas adaptam-se à redução severa de carboidratos na dieta, conquistando uma excelente redução de gordura corporal, mantendo uma boa performance esportiva e seguindo em frente com essa estratégia sem qualquer problema. Porém, a maioria das pessoas enfrenta uma série de problemas e não consegue tocar o plano adiante. Por isso, é importante considerar que a adaptação individual é um ponto crucial na decisão por esse método e, não vale a pena insistir se o seu corpo continua sinalizando sofrimento mesmo após o período de adaptação.

O LADO B

Na minha prática clinica observo uma série de problemas dentre aqueles que não se adaptam ao modelo cetogênica. O principal deles é a adesão a médio e longo prazo, considerando a extrema restrição que prejudica o convívio social e limita a dieta a poucos alimentos. Outro problema comum é o efeito rebote após uma restrição muito severa o que leva as pessoas a desenvolverem uma compulsão alimentar de rebote. A prisão de ventre é outro ponto de atenção que pode ocorrer pela limitação no consumo de frutas, grãos e alguns vegetais. O mau hálito provocado pela formação de corpos cetônicos é também um problema a se considerar. Por ser uma dieta rigorosa que não permite um excedente de carboidrato em nenhum momento do processo, é difícil suportar o mesmo nível de esforço ao longo do tempo. A imunusupressão é frequente também aos adeptos da cetogênica com importante redução das defesas do corpo. No que se refere a performance, os estudos mostram que é possível manter o desempenho em atividades de intensidade moderada naqueles que se adaptam a dieta. Porém, parece que o mesmo não ocorre em atividades de alta intensidade.

MEIO TERMO

Para quem já notou benefícios da restrição de carboidratos na perda de peso, mas não conseguiu se adaptar ao modelo rigoroso que é imposto pela dieta cetogênica, sugiro experimentar o caminho do meio, proposto pela dieta “Low Carb”. Esta estratégia também propõe a redução de carboidratos na rotina alimenta promovendo resultados semelhantes à dieta cetogênica porém com restrições menos severas de carboidratos e menos efeitos colaterais. Acima de tudo respeite o seu corpo e siga aquela estratégia que melhor se adapta a sua realidade.

Tudo Sobre Dieta Cetogênica

Esse conteúdo foi oferecido pela nossa nutricionista Suzana Bonumá a quem agradecemos muito.

RunFun Assessoria Esportiva