Para se andar em um pelotão, temos que ter em mente alguns cuidados importantes:
Após pensar nas perguntas acima, vamos lá!
Existem algumas formações que o pelotão poderá andar e fazer as trocas:
A formação em linha (muito utilizada nos nossos treinamentos) pode ser usada em um treinamento de acordo com a necessidade.
Essa formação é ideal para pistas estreitas. Ela também permite aos ciclistas praticar o uso do vácuo em linha, mantendo um ritmo forte e constante ou para que ciclistas mais fracos possam ter uma maior ação do vácuo.
Todos devem estar em sincronia para que não haja qualquer tipo de acidente durante as trocas.
As trocas devem ser sempre realizadas respeitando o sentido previamente combinado, podendo ser anti-horário ou horário.
A formação em linha dupla (muito utilizada nos nossos treinamentos) é a ideal em treinos de rodagem. Andando dois a dois, os ciclistas podem interagir mais. Esta formação em linha dupla funciona da mesma forma que a em linha única.
Quando os dois ciclistas principais terminaram sua vez à frente, eles deslocam-se para o final do pelotão, um vai pela direita e o outro pela esquerda.
A formação circular é um pouco mais difícil, exigindo mais habilidade em controlar e conduzir a bicicleta. Essa formação é igual a formação em dupla, exceto o pelotão desloca-se em movimentos circulares.
Esta formação é melhor aplicada quando há um vento forte e torna-se muito cansativo ficar à frente por um longo período. O ciclista à frente desloca-se, por exemplo, para a esquerda, então desacelera um pouco para realocar-se de volta quando um novo ciclista começa a puxar o grupo.
Isso cria duas linhas, uma à direita indo um pouco mais rápido que a da esquerda. Quando o ciclista na pista mais lenta atinge a extremidade traseira da linha, ele se desliza para a direita e acelera novamente até a velocidade entrar no ritmo do grupo.
A formação em escada é a mais difícil e perigosa.
É uma formação em circulo adaptada para vento cruzado. Em vez de alinhar um ciclista atrás do outro, cada ciclista é deslocado para o flanco traseiro da frente para ficar protegido contra o vento.
O ciclista à frente puxa em direção do vento (por exemplo, a direito) e desloca-se para trás até que a roda dianteira saia da linha da roda traseira do próximo homem que diminuirá sua velocidade no rodizio.
O ciclista na pista de desaceleração cai no vácuo do ciclista que está puxando e assim ele estará iniciando o ciclo novamente. Quando o ciclista atinge a última posição da faixa mais lenta, ele reage novamente para a frente.
No mais é treinar com responsabilidade e se divertir. Bons treinos!
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