Água – Hidratação no dia-a-dia

, ,

Água – Hidratação no dia-a-dia – A hidratação adequada é fundamental para o equilíbrio da nossa saúde. A água participa de todas as reações do nosso corpo e representa cerca de 60% do nosso peso total. Transporta energia para os músculos, elimina resíduos metabólicos, controla a temperatura corporal, auxilia a digestão e lubrifica as articulações. Além disso, a hidratação adequada é fundamental para garantir uma boa imunidade, uma vez que a água transporta nutrientes e oxigênio para as células, ajudando a nutri-las e participando da excreção de impurezas, deixando o caminho livre para o sistema imunológico atuar em funções mais nobres como o combate à infecções.

A importância da Hidratação

Apesar de sua importância para o bom funcionamento do nosso corpo, nem sempre a ingestão de água é intuitiva e, por isso, é comum encontrar pacientes desidratados em testes como a bioimpedância, por exemplo. Seguem algumas orientações para evitar que esse problema comprometa o seu cuidado, seja ele com o preparo para os seus treinos, seja para manter uma boa composição corporal ou para proteger a sua saúde em momentos de vulnerabilidade como o que estamos vivendo.

Em geral, a necessidade diária de água varia entre 1800 ml e 3500ml

Essa quantidade é bastante variável em função de diversos fatores, como por exemplo: peso corporal total, volume corporal de massa magra, características genéticas, gênero, volume e intensidade de atividades físicas, temperatura ambiente e umidade relativa do ar, dentre outros. O senso comum deve determinar a ingestão de cada um, mas alguns truques podem ajudar a calibrar a sua hidratação. O primeiro deles é observar o comportamento da sua nossa bexiga. Se a sua produção de urina está muito frequente pode ser sinal de que seu corpo não está dando conta de utilizar toda água que recebe. Nesse caso, vale a pena reduzir um pouco a quantidade. Outra referência que pode ajudar é observar a cor da urina. A menos que você não esteja administrando nenhuma medicação ou suplemento que altere a cor da urina, esse é um bom parâmetro. A primeira urina do dia pode ser mais escura, porém as demais devem ser claras. Se estiver alaranjada é sinal de que você precisa aumentar a sua hidratação, se estiver sempre transparente pode ser que você esteja exagerando. A sede é outra medida de referência. Se você só toma água quando está morrendo de sede está errado. A sede é um sinal tardio de que seu corpo está precisando de água, por isso, é importante se antecipar à ela.

É importante também lembrar que nosso corpo não possui um reservatório de água para ser utilizado como e quando quiser.

O volume ideal de água para hidratar o seu corpo é entre 200 e 400ml por hora

Portanto, não adianta tomar muita água de uma só vez, o seu corpo não conseguirá utilizar a abundância e eliminará todo excesso necessitando de mais hidratação ao longo do dia. Portanto, mais importante que o volume total de água que consumimos durante o dia é a frequência com que tomamos água.

Para estimular a hidratação descubra qual é a temperatura mais palatável para você e programa-se para ter sempre água fresca ao seu alcance. Vale também alternar água com chás gelados ou quentes e aromatizar a água com pedaços de frutas ou ervas, como hortelã e manjericão, por exemplo. Existem também diversos app de hidratação que podem ser programados para lembra-lo que está na hora de se hidratar. Programe-os para lembrá-lo a cada 2 horas, pelo menos. Os hábitos se constroem com persistência e treino, seja consistente nas suas tentativas e brinde a sua saúde!

A importância da Hidratação

Água – Hidratação no dia-a-dia

Esse conteúdo foi oferecido pela nossa nutricionista Suzana Bonumá a quem agradecemos muitos!

RunFun Assessoria Esportiva